Em reunião realizada ontem (quinta, dia 8 de abril de 2010) no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira; o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha; o presidente da Federação Norte Riograndense de Futebol, José Vanildo, além de representantes do departamento de competição da CBF, ficou decidido pela disputa da competição por 3 anos, a partir de 2010.

“Acordamos que, por pelo menos três anos, teremos a Copa do Nordeste. Que serve também para dar mais visibilidade aos times da nossa região” – disse o presidente da FNRF, José Vanildo.

O campeonato começará dia 9 de junho, com fim previsto para o dia primeiro de dezembro. A realização da Copa do Mundo ajudou no enquadramento das datas.

“Teremos mais jogos no meses de junho e julho por conta do Mundial. Terá mês que não haverá disputa” – disse José, se referindo a setembro.

Na edição de 2010, participarão todos os clubes que jogaram a última edição do torneio. Pernambuco e Bahia têm três vagas. Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Sergipe e Alagoas terão dois representantes cada. Os estados do Piauí e do Maranhão estão fora da disputa.

E como será a Copa Nordeste?

A edição 2010 contará com os mesmos participantes da Copa Nordeste de 2003. Para relembrar: BAHIA, Vitória-BA, Fluminense de Feira de Santana-BA, ABC-RN, América-RN, Sport-PE, Naútico-PE, Santa Cruz-PE, Confiança-SE, Sergipe-SE, CRB-AL, CSA-AL, Ceará-CE e Fortaleza-CE, Treze e Botafogo-PB.

As 2 primeiras fases são mata-mata. Os times se enfrentam em jogos de ida e volta, passando de fase quem conseguir a vantagem nos placares somados.

As semifinais e a final do torneio serão disputadas em partida única.

Nenhum time entra com vantagem nesta fase da competição. A mesma regra vale para a partida final.

O último colocado é eliminado e abre vaga para outro do mesmo estado.

Por Pedro Cordier, do Sempre Bahia.