Por Amapá Esporte.

No início da noite desta quinta-feira, o departamento técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu as sedes e os grupos da 43.ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontecerá entre os dias 3 e 25 de janeiro de 2012, como forma de comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Como sempre, a administração de Marco Pólo Del Nero continua se superando e, dessa vez, aumentou em quatro times o número de participantes, passando de 92 para 96.

Dessa maneira, a competição de 2012 terá 24 grupos, um a mais que a disputa desse ano, que contou com 23 grupos. Apesar de aumentar o número de grupos, o número de sedes continua sendo 23 cidades. O motivo é que a cidade de São José dos Campos vai ser sede de dois grupos. O Grupo P será sediado no Estádio ADC Parayba, enquanto que o Grupo W terá como local de disputa o tradicional Estádio Martins Pereira, que é municipal e usado tanto por São José como por PC São José.

Prejuízo técnico

O inchaço na competição tem sido uma rotina nos últimos anos, causando um prejuízo técnico muito grande. O aumento de clubes aconteceu para atender interesses políticos. Tanto para abrigar clubes, como para acomodar Federações. Isso gerou também os chamados “clubes de aluguel”, geralmente oriundos da região Norte do país. Empresários de futebol assumem o clube mediante uma “taxa” e montam times para tentar emplacar suas “revelações”.

A limitação de 18 anos para os atletas também provocou uma baixa na qualidade técnica. Antes se permitia a participação de atletas até 20 anos, às vésperas de atuarem no time profissional – ou já dentro dele. A mudança foi forçada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que oficializou dois torneios da categoria de juniores, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre.

A politicagem e a falta de pulso do presidente Marco Polo del Neto, da FPF, transformaram a tradicional Copa São Paulo num torneio inexpressivo, que não mais revela talentos e que, com o tempo, vai perder o interesse da Imprensa nacional.

Nortistas

A Copa São Paulo de 2012 contará com a participação de sete clubes, sendo eles: Atlético-AC, Atlético-RR, Ji-Paraná-RO, Nacional-AM, Oratório-AP, Palmas-TO e Remo-PA.

O Ji-Paraná fará parte do grupo C, com sede em Ribeirão Preto. O Galo da BR terá como adversários na primeira fase os o Olé Brasil-SP, Fluminense-RJ e Mogi-Mirim-SP. O Atlético Roraima-RR está no grupo J, com sede em Campo Limpo Paulista. O Tricolor de Mecejana encara na primeira fase o Portuguesa-SP, Red Bull-SP e Vitória-BA.

O Atlético Acreano integra o grupo L, com sede em São Bernardo do Campo. O Galo terá como adversários o Noroeste-SP, Paraná-PR e São Bernardo-SP. No grupo O, em Taubaté, o Remo integra a chave juntamente com Colo Colo-BA, Taubaté-SP e Vasco-RJ.

No grupo S, em Osasco, o Oratório terá pela frente os seguintes adversários: Bragantino-SP, Grêmio-RS e Grêmio Osasco-SP. Pelo grupo U, em Barueri, o Palmas enfrentará o Grêmio Barueri-SP, São Paulo-SP e Sergipe-SE. Já o Nacional-AM integra o grupo X, com sede em Guarulhos. O Naça terá pela frente o Figueirense-SC, Flamengo-SP e Ponte Preta-SP.

Confira os grupos e as sedes da Copa SP de 2012:

Grupo A – São José do Rio Preto
América-SP
Cruzeiro
ABC-RN
Mirassol

Grupo B- Lins
Linense
Atlético-PR
Sinop-MT
Marília

Grupo C – Ribeirão Preto
Olé Brasil
Fluminense
JI-Paraná-RO
Mogi Mirim

Grupo D – Batatais
Batatais
Sport
Uberlândia-MG
Rio Preto

Grupo E – Araraquara
Ferroviária
Palmeiras
Linhares-ES
Rondonópolis-MT

Grupo F – Monte Azul Paulista
Monte Azul
Porto-PE
Gama-DF
Botafogo-SP

Grupo G – Leme
Lemense
Internacional
Confiança-SE
Santo André

Grupo H
Sumaré
Fortaleza
Goiânia-GO
Paulista

Grupo I – São Carlos
São Carlos
Flamengo
Aquidauanense-MS
União São João

Grupo J – Campo Limpo Paulista
Red Bull
Vitória
Atlético Roraima-RR
Portuguesa

Grupo K – Louveira
Audax-SP
América-MG
Avaí
Sete de Setembro-MS

Grupo L – São Bernardo do Campo
São Bernardo
Paraná
Atlético Acreano-AC
Noroeste

Grupo M – Jaguariúna
Corinthians
Juventus
Desportiva-ES
Santos-PB

Grupo N – Águas de Lindóia
Brasilis
Goiás
Represaentante do Piauí
Guarani

Grupo O – Taubaté
Taubaté
Vasco da Gama
Colo Colo-BA
Remo-PA

Grupo P – São José dos Campos
PC São José
Ceará
Cruzeiro-DF
XV de Piracicaba

Grupo Q – Limeira
Inter de Limeira
Santos
Vitória-PE
Assu-RN

Grupo R – Porto Feliz
Porto Feliz
Atlético-MG
CRB-AL
Criciúma

Grupo S – Osasco
Grêmio Osasco
Grêmio
Oratório-AP
Bragantino

Grupo T – São Paulo
Nacional
Bahia
Caxias-RS
Americana

Grupo U – Barueri
Grêmio Barueri
São Paulo
Palmas-TO
Sergipe-SE

Grupo V – Taboão da Serra
Taboão da Serra
Coritiba
CSA-AL
São Caetano

Grupo W – São José dos Campos
São José
Botafogo-RJ
Americano-MA
Vila Nova-GO

Grupo X – Guarulhos
Flamengo-SP
Figueirense
Nacional-AM
Ponte Preta