Na cidade paulista de Itápolis, em uma partida que contou com um apagão de 27 minutos na segunda etapa, o Avaí deixou escapar a chance de começar a Série B 2013 com uma vitória fora de casa. Depois de abrir o placar com o primeiro tento da competição, aos 4 minutos de partida, com Márcio Diogo, a equipe catarinense sofreu o empate no último minuto da peleja em um lance inusitado. O goleiro Fernando Leal foi para a área em uma cobrança de escanteio e marcou o gol de empate dos donos da casa.

No jogo do mesmo horário, o São Caetano estreou com um empate sem gols diante do Ceará, no Anacleto Campanella. Nem mesmo a expulsão, no início do segundo tempo, do atacante Lulinha, fez com que o time paulista conseguisse uma vitória. Jael, do Azulão, foi expulso também já no final do jogo.

Em sua volta à Série B depois de seis anos longe, o Paysandu não passou de um empate com o ASA de Arapiraca, 1 a 1, com gols de Rafael Oliveira pelo time paraense e Anderson pelos alagoanos.

Quem iniciou a Segundona em grande estilo foi a Chapecoense, que obteve uma goleada por 4 a 1 fora de casa. O Boa Esporte, em Varginha foi presa fácil para os catarinenses que competem pela primeira vez na Série B. A primeira etapa terminou com 1 a 0 para os visitantes, gol de Bruno Rangel. No segundo tempo, Alan, Wanderson e mais uma vez Bruno Rangel, por enquanto, artilheiro da Série B. O Boa descontou com Fernando Karanga, que entrou no segundo tempo. A equipe da casa deixa sua torcida preocupada, já que a campanha do time no Mineiro foi muito ruim, terminando o estadual uma posição acima da zona do rebaixamento.

Veja abaixo o gol de cabeça do goleiro Fernando Leal, do Oeste:

Confira a classificação da Série B 2013