Por FutRJ.

Após “bater na trave” duas vezes (2010 e 2012), o Macaé inicia, nesta terça-feira, a sua caminhada em busca do inédito acesso à Série B do Brasileiro. Após 29 dias de preparação, o Alvianil Praiano às 20h30, na Terceirona. O adversário será o Caxias, no Estádio Centenário.

A delegação macaense desembarcou no município gaúcho no fim da tarde de segunda-feira. E, antes mesmo de entrar em campo, o time enfrentou o seu primeiro adversário: o frio de 14ºC. À noite, durante o treino realizado no campo de grama sintética “Planeta Bola,” os termômetros marcavam 11ºC.

No aquecimento, os jogadores fizeram uma atividade recreativa e, depois, todos participaram de um treino de dois toques. A opção foi usada para dar mobilidade aos jogadores que precisam se acostumar com o frio da serra gaúcha.

“No jogo, a temperatura pode chegar aos 9ºC. Para se proteger do frio, os atletas estarão equipados com roupas térmicas e luvas. Além disso, teremos que fazer um aquecimento mais intenso”, disse o preparador físico Alvorino Leal.

O atacante Jean, um dos novos nomes do Macaé para a Série C 2013

Elenco renovado para o Brasileiro

Após fazer uma campanha irregular no Carioca, o Macaé resolveu reformular o seu elenco. Ao todo, 18 jogadores foram contratados, dentre eles o atacante Jean, com passagens por Flamengo e Vasco. Entretanto, as mudanças não se restringiram as quatro linhas. Fora delas, a direção trocou o comando técnico do clube. Gérson Andriotti, ex-Friburguense, foi contratado para ser o comandante alvianil. O treinador tem ainda no currículo um título da Série C do Brasileiro com o Brasiliense, em 2002.

Apesar da presença de clubes tradicionais na Série C, como Guarani e Vila Nova, Gérson confia no elenco do Macaé e não acredita em favoritismo destas equipes.

“Há um nivelamento muito grande dos clubes. Atualmente, o futebol encontra-se muito igual. As equipes de grande tradição nacional que hoje disputam a Série C podem ter uma pequena vantagem inicial pela força da camisa, mas depois tudo fica igual”, frisou Gérson.

Apesar de ter mantido uma espinha dorsal durante os amistosos e treinos, Gérson Andriotti ainda não definiu a equipe que enfrenta o Caxias. O lateral-direito Valdir, o zagueiro Cléber Carioca e o atacante William, que aguardavam transferência, tiveram os seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) nesta segunda-feira e têm condições de jogo.

O Macaé deve ir a campo com Luis Henrique; Valdir, Cleber Carioca, Diego Guerra e Edu Pina; Gedeil, Lucas, Norton e Marco Goiano; Jean e Sérgio Júnior.