Por Edgard Matsuki, do Portal EBC.

Nesta quarta-feira (9), a equipe do Rio Branco foi até São Luís (no Maranhão) para enfrentar o Sampaio Corrêa para encerrar a participação na Série C deste ano. Mais uma vez, a equipe acriana perdeu. Desta vez, o placar final foi 2 a 1 para o time maranhense.

Com o revés, o Rio Branco encerra a participação na edição deste ano da Série C com 18 derrotas em 20 jogos disputados. O time teve a pior campanha entre os 21 times que disputaram a Série C neste ano.

A participação do Rio Branco durante a edição deste ano foi recheada de polêmicas. O time só conseguiu o direito de jogar a competição na Justiça. Isso aconteceu quando a tabela do campeonato já estava pronta. Com isso, as partidas dos outros times com o Rio Branco acabaram sendo marcadas no meio de semana.

Sampaio ocupa agora a 2ª posição do grupo A da Série C 2013 (Foto Site Sampaio Corrêa)

Os problemas continuaram durante o campeonato todo. Acumulando derrota atrás de derrota, a equipe via os adversários se afastando na tabela. Para piorar, problemas financeiros quase fizeram com que o time desistisse de disputar a Série C. No final, o Rio Branco conseguiu disputar os 20 jogos no campeonato, mas o destino não poderia ser outro: a queda para a Série D do ano que vem.

Sampaio Corrêa ainda luta por vaga na próxima fase

Se a partida desta quarta-feira foi uma despedida melancólica para o Rio Branco, para o Sampaio Corrêa a vitória ajudou a colocar o time na segunda posição no Grupo A (com times das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste) com 32 pontos.

O time maranhense só depende das suas forças para seguir na competição. No domingo, o time vai à Fortaleza enfrentar o time da casa. Para se classificar, o Sampaio Corrêa só precisa de um empate. Uma derrota faria o time depender de resultados paralelos.